sábado, 31 de dezembro de 2011

O QUE LEVAR PARA 2012?




Há psicólogos que dizem que a maneira como você encerra um ciclo vai determinar na maneira como você vai se lembrar do ciclo inteiro, houve um profeta que disse que o importante é exercitar a memória lembrando-nos somente de coisas que alimentam nossa esperança. Pois bem diante disso me proponho e proponho à você a levar de 2011 para 2012 somente o que pode ser útil, momentos de alegria, momentos de companheirismo, a experimentação da Graça divina, não estou dizendo com isso que você deva de uma maneira insana fingir que não houve dores em 2011, nem que não houve perdas , mas saiba que das dores você pode levar a lembrança de amigos que te consolaram e principalmente a presença de Jesus sendo seu amigo de todas as horas, da perdas fica o consolo de que ainda não é fim e que temos todo um tempo pela frente, ou melhor, temos toda uma eternidade pela frente, dos pecados cometido com certeza podemos levar a graça do perdão. Em fim proponha isso á você mesmo, hoje não é dia de se culpar , nem dia de se mutilar em seu perfeccionismo, hoje é dia ser grato ao Criador pelo dom da vida , pelo presente que é viver, hoje não é dia de se esconder atrás da embriaguez , mas sim de encarar de cara limpa com coragem pra mudar, encerre bem o seu ciclo pra que você se lembre de todo o ano de uma forma que as lembranças lhe encham o coração de gratidão ao Senhor.


Feliz ano novo!

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL!




O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.
Tu, ó Deus, aumentaste esse povo e lhe deste muita felicidade. Eles se alegram pelo que tens feito, como se alegram os que fazem as colheitas ou como os que repartem as riquezas tomadas na guerra.
Tu arrebentaste as suas correntes de escravos, quebraste o bastão com que eram castigados; acabaste com o inimigo que os dominava, assim como no passado acabaste com os midianitas.
As botas barulhentas dos soldados e todas as suas roupas sujas de sangue serão completamente destruídas pelo fogo.
Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”.
Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino. As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre. No seu grande amor, o Senhor Todo-Poderoso fará com que tudo isso aconteça.

ISAÍAS 9.2-6 BÍBLIA DE ESTUDO NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE
SOCIDADE BÍBLICA DO BRASIL

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O QUE AS PESSOAS PENSAM SOBRE VOCÊ.





Quantos de nós já não passamos por conflitos que tem uma relação muito intensa com a nossa preocupação em relação com o que as pessoas pensam sobre nós. A grande verdade é que todos em algum momento da vida passamos por isso, alguns com mais outros com menos intensidade , em algumas pessoas duram mais em outras duram menos tempo ou em muitos isso acaba sendo um ciclo em que por muitas vezes as pessoas estão tomando decisões extremamente importantes ou então não tomam decisões extremamente importantes movidas unicamente pelo medo do que as pessoas vão pensar. Na grande maioria das vezes as pessoas nem fazem assim tão parte da nossa vida e nossas decisões não as afetaram diretamente , mas a grande verdade é que nos preocupamos de mais em passar uma imagem de nós mesmo, só que nossas decisões precisam ser tomadas baseadas em uma conduta ética geral e principalmente em uma direção que sabemos que seja a vontade Deus, e isso deve ser mais importante do que o nosso medo sobre o que as pessoas vão pensar, não podemos deixar que esses temores moldem a nossa identidade, pois a verdade sobre nós mesmo não o que as pessoas pensam , mais sim o que Deus pensa sobre mim e sobre minhas ações e o que eu mesmo penso sobre mim e se estou em um bom caminho, em um caminho de Graça e Verdade, então não há porque temer o julgamento alheio, pois mesmo com todas as nossas limitações humanas ainda assim Deus nos olha com amor e tem para com a gente um pensamento de Graça e paz!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SOFRA OU APRENDA!





Quantas vezes não paramos um pouco pra pensar nas pressões que estão sobre os nossos ombros disfarçadas de escolhas, decisões estratégicas, resoluções de conflitos internos, ou interpessoais, em fim, perece que quando fazemos isso um nó vai subindo na garganta e a nossa capacidade de solucionar ou ao menos gerenciar as situações é colocada em dúvida por nós mesmo. Pensando nisso me veio a mente duas atitudes que podemos escolher ter:
Sofra ou aprenda!
Isso mesmo você pode se deixar ser envolvido pelos seus problemas ao ponto de entrar em desespero, deixar amargar o seu dia , a sua vida ou a de quem está perto de você com suas queixas diárias, seus conflitos internos, suas relações estremecidas com alguém, em fim são muitas as questões que precisamos resolver na caminhada e que exercem uma pressão sobre nós. Ou então você pode decidir que vai aprender com todas as questões, mesmo naquelas que poderiam ser facilmente evitadas se fossemos mais prudentes, ainda assim é possível aprender mais e sofrer menos com a culpa, o perfeccionismo , há um convite de Deus pra nós desfrutarmos da Graça dEle que nos proporciona viver o aprendizado a cada dia, pense que você está aprendendo quais são seus limites e até onde você pode ir, pense que está tendo a oportunidade de exercitar a tolerância e o repeito com o próximo, que estamos aprendendo a usar a criatividade para solucionar problemas em diversas áreas em nossas vidas, acredite se agirmos assim sofreremos menos e aprenderemos mais.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A PAZ QUE EU NÃO QUERO




A minha alma está armada e apontada para a cara do sossego”( O Rappa)

Está aí uma frase que deveria pulsar no coração de muito cristãos, infelizmente vemos muitos entrar pelo caminho da comodidade, levando uma vida de quem é refém da própria rotina, é como se a partir de um certo ponto na vida as pessoas se tornam maduras demais para se empolgar e se lançar em uma causa nobre como é o exercício e o serviço da vida cristã, poucos são os que se levantam para iniciar algo ou se disponibilizar com tempo e talento, e as desculpas são sempre as mesmas, dá até a impressão de que combinam entre si as respostas:
cansaço e falta de tempo. Na verdade há uma poltrona sendo gentilmente colocada onde muitos estão sendo gentilmente convidados a se sentar e ali ficar para o resto da vida com a boca escancarada cheia de dentes esperando o tempo passar (parafraseando Raul Seixas), é como se fizessem um acordo de paz com o diabo do tipo: Eu não te incomodo e você não me incomoda. Que o Senhor nos livre do comodismo, pois não podemos aceitar a indiferença que se disfarça de uma aparente paz e  um aparente sossego  que rouba o nosso senso de que temos um papel extremamente importante no anuncio da Palavra que traz salvação aos homens por meio de Jesus,faz murchar nossa paixão por Deus e pelas coisas de Deus,  a verdadeira paz não nos aprisiona , mas nos deixa livre para nos entregarmos em batalhas que são necessárias ,por isso é preciso sermos constantes no exercício da nossa fé em todos os aspectos de nossa vida, e não confundir sossego com indiferença que é o que tem acontecido em muitos casos, precisamos trabalhar com intensidade no anuncio da novidade que é a salvação por meio de Cristo.

Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".João 5:17

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PARA ONDE VÃO OS SONHOS?







Sabe aquela vontade de mudar o mundo com suas ações e palavras, aquele desejo intenso de conquistar não somente pelo ter mas pelo legado que você pode deixar para a humanidade? Parece que na caminhada essa energia esse vigor se esvai , se apaga aos poucos como o findar de uma vela ao vento, e tudo que sobra é a escravidão à uma rotina, é como correr apenas pra chegar não há mas o ímpeto pela honra e glória, não à si mesmo mas ao autor da vida.
Para onde vão os sonhos? Se ao menos eles tivessem apenas mudado ou tomado uma forma diferente , ainda assim seria um sonho a ser perseguido , mas o que parece é que a poltrona do ócio se tornou o assento da alma, a segurança e o bem estar falou mais alto do que os desafios do enfrentamento, talvez os sonhos estão encaixotados em um canto empoeirado , estão lá na caixa do medo e tudo o que você tem agora é uma rotina segura e o que vier é lucro, mas lá no fundo da alma um gosto amargo de frustração. Para onde foram os seu sonhos ou para onde foram os sonhos de Deus para você que antes ardia em seu coração? Acredite está na hora de resgatá-los.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A PALAVRA ENTRE AS PALAVRAS




Com toda a certeza a Palavra de Deus está revelada da Bíblia Sagrada em seus sessenta e seis livros, mas tem outra coisa da qual eu tenho certeza , é de que a Palavra revelada não está presa à Bíblia, muito pelo contrário ela se move em meio à existência humana, no balbuciar de cada indivíduo ela pode se manisfestar, na boca dos simples ela costuma ser mais presente, ela rompe em meio à mentira como que em um ato desesperado do criador em querer que suas criaturas o ouçam, e ouvindo-o possam ser libertos de toda mentira à respeito da razão existencial. A Palavra pode estar entre aqueles que são julgados como indignos, como estar em meio à uma canção que que não se toca nas rádios gospel, isso me faz lembrar de quando a Palavra encarnada Jesus, esteve entre os cobradores de impostos e foi duramente criticado pelos religiosos. Infelizmente muitas vezes nos comportamos de tal forma, como se a Palavra fosse um privilégio de poucos, ou como se elas estivessem aprisionada nas páginas de um livro, é claro que toda a Palavra que ouvimos fora da Bíblia só pode ser Palavra de Deus se estiver confirmada pela Bíblia, mas não perca a chance de ouvir Deus falar em um outdoor, em um filme de hollywood , em uma peça de teatro, na poesia de Drummond , na conversa entre amigos, nos compartilhamentos em redes sociais, poderia citar inúmeros lugares mas deixo por conta de sua imaginação. É claro que, pra que isso seja possível você precisa ter intimidade com a Palavra (Bíblia), é como reconhecer alguém de longe em meio à multidão, só é possível se conhecemos todas as peculiaridades da pessoa ao ponto de dizermos à uma certa distancia: Lá está meu amigo, seu jeito é inconfundível  eu ando tanto com ele que o reconheço de longe. Em fim a Palavra está entre nós, Jesus ainda anda por aí nos dias comuns de nossas vida trazendo com sua Palavra libertação, cura, transformação, diante disso fica uma pergunta: Você já ouviu a Palavra hoje?

A PALAVRA TORNOU-SE CARNE E SANGUE E VEIO VIVER PERTO DE NÓS
JOÃO 1.14 (A MENSAGEM)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O LADO POSITIVO DO PROBLEMA


filipenses 1.12-18

Lendo os primeiros capítulos da carta de Paulo aos filipensens , podemos tirar algumas lições preciosas de como nos comportarmos diante de situações adversas que nos atingem, uma vez que, o autor da carta está aprisionado, privado de sua liberdade simplesmente por anunciar Jesus às pessoas.
O apóstolo Paulo, fala do propósito do sofrimento que ele estava enfrentando. Vejamos bem que ele foca o seu pensamento naquilo de bom que a adversidade que ele estava enfrentando poderia trazer, ou seja, ele não estava pensando no desconforto da prisão, não descreve o quão úmida, apertada e suja era a sua cela, muito pelo contrário ele percebe que o fato de ele estar ali estava tendo algum benefício para o a pregação do evangelho. Infelizmente isso soa muito constrangedor em nossos dias, mas essa era a realidade do apóstolo Paulo, não estou querendo falar sobre ser conformado com a situação, mas de ter uma perspectiva esperançosa diante do problema, pois essa era a perspectiva do apóstolo, diante disso deixo uma pergunta para você responder em silêncio: “No que você pensa mais, no problema ou nas coisa boas que acontecem apesar de você estar enfrentando um problema?”. Na maioria das vezes caímos na tentação de relatar o quão difícil é nossa situação e o quanto é doloroso enfrentar certas adversidades na vida, só que isso não nos levará a outra coisa se não à tristeza profunda por perceber o quanto realmente é difícil, mas podemos aprender a focar nossa mente nas coisa boas que existem mesmo em meio aos problemas, pois por mais terrível que seja a sua situação, algo de bom você pode extrair dela e é nisso que devemos pensar.
Posso ajudar dando apenas uma dica: Se você enfrenta um problema financeiro, não fique se martirizando pela contas que você tem a pagar e o limitado dinheiro a receber. Pense que você pode aprender a administrar melhor o dinheiro, que você vai buscar conhecimento sobre finanças e que vai aplicar esse conhecimento adquirindo sabedoria, em fim, em vez de orar somente dizendo: Óh Deus coitado de mim... Vou de mal à pior, sou um zero à esquerda quando o assunto é dinheiro, tente orar assim: Senhor estou com grandes dificuldades financeiras por decisões erradas que tomei, me perdoe, mas eu quero te agradecer pois mesmo enfrentando essa adversidade tenho a oportunidade de aprender a economizar, planejar e exercitar a minha fé sendo mais generoso no ofertar. Essa foi apenas uma dica para um desafio na área financeira, mas existem muitas outras perspectivas diante de várias outras adversidades, e que o Senhor ilumine a sua mente para agir corretamente!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

IDEOLOGIA. VOCÊ PRECISA DE UMA PRA VIVER?




Na maioria das vezes em que penso na palavra ideologia, me vem à minha mente a frase da música do Cazuza: “Ideologia , eu quero uma pra viver” (aliás, musica essa que tem o nome de ideologia), pois bem, foi pensando nas necessidades da nossa juventude que eu pensei na palavra e logo em seguida eu pensei na frase da música.
No sentido literal ideologia significa: ciência que trata da formação das ideias e um outro significado que gosto mais é: conjunto de ideias própria de um individuo ou de um grupo. Eu não tenho a menor pretensão de resumir o cristianismo à uma ideologia, mas gostaria muito de falar sobre a ausência da ideologia entre os adolescentes e jovens, o que vemos é que facilmente se confunde “ideologia de vida” com os modismos que a juventude atravessam, ou seja, as preferências musicais, os estilos do figurino tudo isso é passageiro, mas uma ideologia é algo que você vive perseguindo e se enquadrando dentro do pensamento dessas ideias, os modismos e as tendências culturais são facilmente absorvidas pela juventude, já ideologia deve ser constantemente e calorosamente perseguida, isso por meio do estudo da ideia em questão. Você já se perguntou se as coisas que você absorve na alma, é simplesmente porque você gosta ou elas trazem um sentido existencial para você?
A ideologia tem sido ignorada em detrimento do objetivo de vida, ou seja, tudo o que a juventude tem feito é em busca de ter algo no futuro, os objetivos em sua grande maioria tem a ver com ter e não o ser, que é para onde nos leva a ideologia, e se isso não for revertido o resultado será triste, pois o ter é muito bom e não é errado querer ter um bom emprego, uma boa casa, um bom salário, mas tudo isso não traz sentido existencial e quando você conquistar os seus objetivos perceberá que precisa de mais coisas pra se satisfazer, e isso terminará quando descobrir que apesar de possuir tantas coisas ainda há um vazio existencial , a verdade é que não precisamos de muitas coisas, mas precisamos de uma boa causa para viver.
E por falar em boa causa, em uma ideologia, como disse anteriormente não quero reduzir o cristianismo à uma simples ideologia, mas com certeza se há uma ideia que precisa ser levada à sério, é essa: a nossa condição de pessoas pecadoras e distante do Deus criador, sem a vida a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Há em cada ser humano a necessidade de descobrir Deus, a necessidade de se sentir amado por Deus, e se você tem vivido somente em função do ter , se tudo o que você tem feito no presente é se preparado para ter coisas no futuro, sinto muito em te dizer, mas você precisa de algo que te faça realmente viver, e isso somente as palavras de Jesus pode nos mostrar, o desejo de Deus é que você reflita em sua vida e busque conhecer a Jesus se quiser realmente fazer valer a pena a sua vida!

JESUS DISSE: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E TAMBÉM A VIDA. NINGUÉM CHEGA AO PAI SEM MIM.
João 14.6(Bíblia a mensagem)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A MORTE E A VIDA ETERNA (um breve sermão para o velório de Steve Jobs)


                                                               
O mundo está meio que velando o corpo de Steve Jobs, e eu assistindo as notícias à respeito da morte e de muitas de suas contribuições tecnológica para o mundo, eu particularmente, bem como milhões de pessoas, sou grato a Deus pela inteligência desse homem, afinal, por causa de sua perspicácia, uma pessoa leiga em tecnologia como eu pode usar aplicativos fáceis o suficiente para criar textos modestos e postar na internet, sim sou grato ao Senhor por isso. E nesse clima de velório coletivo, fui arrebatado por um exercício de pensamento:
E se eu fosse pregar um breve sermão no velório de Steve Jobs? o que eu diria?- Por favor não entenda isso como uma pretensão minha, mas apenas alguem que gosta de exercitar o pensamento, confesso tentei deitar e esquecer a ideia, mas ela grudou firmemente em minha mente,forte o suficiente para não me deixar dormir e me levar à frente do notebook, pois bem lá vamos nós!

MORTE E VIDA ETERNA
Queridos amigos e amigas presentes nesse momento tão marcante quanto triste na história da humanidade, diante de nós o corpo de homem que definitivamente marcou seu nome na história, em meu coração há uma oração para que Deus console o coração dos familiares em um momento tão triste como esse. Não há menor pretensão de minha parte nesse momento em julgar o destino eterno desse homem, não cabe a mim fazer isso, mas como cristão e alguém que acredita piamente na Bíblia, devo dizer a todos que cabe sim , usar desse momento para refletirmos sobre nós mesmos, afinal um dos raros momentos em que conseguimos pensar na brevidade e no valor da vida é em um velório. Esse nobre senhor , é dono de feitos grandiosos e eu particularmente acredito nisso como um dom divino, um grande empresário, um grande líder com uma certa áurea de pop star da tecnologia, com certeza é uma dessas pessoas que soa muito estranho quando ouvimos a notícia de que ela morreu, afinal parecia ser capaz de tudo, afinal sua contribuição ao ser humano o faz tão diferente, tão estranhamente superior a maioria comum...mas a morte chegou, talvez cedo demais aos 56 anos, uma morte precoce para o nosso tempo e para alguém que dispunha de muitos recursos , o melhor plano de saúde, os melhores hospitais, os melhores médicos, os mais potentes remédios... mas não teve jeito não houve como vencê-la, nem como driblar a morte. Caro amigo não sei muito da conduta de vida desse homem ou quase nada sei, mas minha crença me permite compartilhar uma questão muito importante sobre a morte:
O que temos feito nessa vida terrena para que tenhamos vida após a morte?- E sobre isso posso garantir com certeza que as melhores invenções humanas não nos podem garantir a vida eterna, e mesmo que você diga não acreditar na eternidade, o que o faz pensar que você pode encarar a morte com segurança e paz no coração? Como disse anteriormente não tenho a menor pretensão de julgar o destino eterno do falecido, mas quanto aos vivos tenho o compromisso com minha própria fé que é de anunciar a verdade que nos concede a vida eterna, e para ter em seu coração a certeza da vida eterna com Deus somente conhecendo à Jesus o Cristo e o que Ele fez pela humanidade, é nesse Deus e no fato histórico e sobrenatural de sua morte e ressurreição que está revelado o segredo para viver eternamente com Deus após a morte. Aos familiares, que encontrem consolo vindo de Deus, e a você que está lendo esse texto, pense em sua vida agora, em como ela está, o que você está precisando mudar, a quem você precisa fazer o bem, e sobretudo que você possa conhecer a Cristo e se você já o conhece , que possa estreitar seu relacionamento com Ele a cada dia mais, para viver em paz e não morrer, mas simplesmente passar pela morte para a vida eterna.

Nascemos, vivemos por um momento breve e morremos. Tem sido assim há muito tempo. A tecnologia não está mudando muito este cenário” – Steve Jobs/Revista Wired, fevereiro de 1996

Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;João 11.25

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O COMPORTAMENTO HUMANO X NOVO NASCIMENTO




O COMPORTAMENTO HUMANO X NOVO NASCIMENTO

    Se você sofre porque deseja uma mudança em si mesmo, em seu casamento, na vida de seus filhos, em sua igreja, nas estruturas de injustiça, no sistema político, nas hostilidades entre as nações, na degradação do meio ambiente causada pelos homens, na obscenidade de nossa cultura de entretenimento, na miséria dos pobres, na ganância dos ricos, nas injustiças das oportunidades educacionais, nas atitudes arrogantes do etnocentrismo ou numa centena de áreas de necessidades humanas causadas por algum tipo de cobiça humana – se você sofre por alguma dessas coisas, deveria se importar muito com o novo nascimento.
    Há outras maneiras de moldar a cultura e guiar o comportamento, mas nenhuma é tão profunda. Nenhuma tem um alcance tão amplo. Nenhuma possui tão grande relevância. Nenhuma é tão eternamente significativa.
    Um dia, quando o Senhor Jesus retornar, o mundo será renovado. O reino de Deus virá plenamente satisfatório na nova e bela terra. Mas nem todos desfrutarão dessas coisas. “Em verdade, em verdade”, disse Jesus, “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jô 3.3). Jesus é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Enquanto não viermos a Ele, não teremos vida, nem agora, nem nunca. Deus dá a vida eterna, e esta vida está no seu Filho(1Jo 5.11. Aquele que tem o Filho tem a vida(1Jo 5.12). A Palavra de Jesus é digna de confiança: Vinde “a mim para terdes vida” (Jo 5.40). Se você vier, será verdadeira, invencível e finalmente vivo.
E é essa nova vida que pode sim transformar o comportamento humano em todas as áreas, somente essa nova vida pode nos trazer justiça social, pois é a vida de Jesus em nós, é Cristo atuando em nós e através de nós,e se você tem sede dessa nova vida, é só ir até a fonte que é Jesus, por meio da sua Palavra.




(Texto em negrito extraído do livro: Finalmente vivos de John Piper, gentilmente cedido pela editora Fiel)



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

COMO AS ESTRELAS NO CÉU...



Imagine que o mundo em que você vive, ou seja, o sistema social em qual você está inserido, seja comparado com a imensa escuridão do universo. Sim, todo o sistema mundano de viver pode ser comparado às densas trevas, e quando me refiro ao sistema desse mundo, me refiro ao comportamento dos homens, as atitudes do ser humano, que cada vez mais tem se distanciado de Deus.
Falando mais especificamente de jovens e adolescentes, vemos que é crescente o consumo de bebidas alcoólicas, a banalização do sexo, a falta de comprometimento nos relacionamentos. É um tal de ficar, pegar, beijar tantas quantas pessoas forem possíveis em uma noite, fugir de casa por não querer obedecer aos pais, ou simplesmente ignorar os próprios pais, agredir alguém só porque ela é diferente de você, humilhar aqueles que são desprovidos do padrão de beleza que a sociedade impõe, etc. Todas essas atitudes e muitas outras podem sim ser tipificadas em um lugar de densas trevas tão escuro quanto a própria massa escura do universo.
Mas pense também que você pode ser uma estrela no meio dessa escuridão. Uma estrela que brilhe intensamente, ao ponto de iluminar todo um universo escuro, e as suas atitudes podem iluminar a vida de muitas outras pessoas que estão vivendo na escuridão. Você pode ser estrela nesse universo demonstrando amor ao próximo, praticando obras sociais que visam o bem comum, estendendo a mão àqueles que precisam de uma palavra de estímulo, de conforto, ou simplesmente de alguém para fazer companhia. Você pode guardar-se do pecado e ajudar outras pessoas a não pecarem, ou simplesmente liberar perdão e incentivar o perdão.
Existem tantas outras atitudes que podem fazer de você uma estrela brilhante nesse mundo escuro, e esse é o desejo de Deus para cada um de nós, que sejamos com estrelas brilhantes no meio de uma geração corrompida. Portanto, ore e peça à Deus que ilumine o seu coração e a sua alma, pois Ele quer fazer de você uma estrela para que outros possam ver e ser iluminados pela sua luz!

FILIPENSES 2.15,16a
... Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu, entregando a elas a mensagem da vida...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

JOVEM DEMAIS PARA DESISTIR






Você já passou por momentos de extremo desespero ao ponto de querer desistir de lutar? Pois bem, eu passei por momentos que quase tiraram toda a minha esperança, e sabe qual foi o conselho que me veio a mente e me fez resistir? “Aguente por mais uma noite, pois logo vai amanhecer!” Sim, lembro-me muito bem de noites em que a angústia era tudo que eu carregava em meu peito, mas mesmo assim eu me prostrava ao pés do Senhor, não saia palavras dos meus lábios apenas um choro sofrido por causa de uma dura batalha contra a depressão. A Fê, minha esposa, sofria calada ao meu lado sem querer interferir, foram momentos extremamente difíceis, mas uma voz brotava dentro de mim como que dizendo enfaticamente que tudo iria passar, logo iria amanhecer e o alvorecer de um novo dia traria consigo o renovar da alegria do Senhor sobre a minha vida. Pois bem, a minha noite de choro durou dias, meses, anos... Mas amanheceu! 
Hoje desfruto da alegria matinal que vem de Deus, sabe aquela sensação gostosa de sentir o sol tocar a face e você se percebe incrivelmente vivo?! Pois é, é bem isso que sinto hoje, como se cada momento fosse um novo amanhecer, olhando para traz hoje percebo que a voz que eu ouvia em meio a angustia de morte, era Deus querendo dizer que eu era jovem demais para desistir, e não digo isso simplesmente por causa da idade, afinal ainda sou jovem, mas pelo vigor da alma, pelo pulsar dos sonhos de Deus em meu coração!
Voltando à pergunta do início do texto, se você está passando por um momento de extremo desespero, e está em uma longa noite de choro, saiba que há um conselho de Deus pra você: Espere firmemente pelo amanhecer, mesmo que o seu coração esteja desesperado decida esperar pelo nascer do sol, afinal você é jovem demais para desistir. Não importa a sua idade, pois o que te faz jovem são os sonhos de Deus e a esperança que você guarda na alma, decida esperar e não desistir, não importa o quanto dure a sua noite de choro, o amanhecer não falha e com ele vem a alegria de Deus sobre a sua vida!


  “o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”b.
Salmos 30:5





quinta-feira, 7 de abril de 2011

CUIDADO PARA NÃO VIRAR VAMPIRO!



Estava com a Fê assistindo a um dos filmes da Saga Crepúsculo, não sei dizer ao certo qual, pois sendo sincero foi um filme que não me empolgou artisticamente. Enfim, estávamos nós assistindo, e a Fê tentando me explicar o que estava acontecendo, quando finalmente eu entendi o Espírito começou a falar comigo através da personagem principal que é a Bella – que se apaixona pelo vampiro Edward. O ponto em que quero me prender, é que ela fica tão apaixonada que pede para ser transformada em um vampiro também, e essa trama fica intensa no terceiro filme da saga, quando existe uma possível data para que isso aconteça e é logo após a formatura. Não obstante a isso, o próprio Edward, bem como seu clã, tentam persuadir Bella à desistir da ideia, lembrando-a das inúmeras desvantagens de ser um “morto vivo”, e convenhamos, mesmo pelo fato de se tratar de algo fictício, afinal vampiros não existem, mais se existissem seriam tudo menos uma criação divina, e quem iria querer ser uma criatura desprezada por Deus?
Conheço muitas pessoas que fariam a mesma escolha errada de Bella, tudo em nome da paixão, em nome do “amor”, afinal quem está apaixonado não vê defeitos, não vê desvantagem alguma, tudo é lindo, ele é lindo, ela é a beleza em pessoa. Vem os pais e falam: “Isso não é o melhor pra você!”; os bons amigos tentam advertir à respeito dos perigos de um relacionamento fora da vontade de Deus; você ouve o pastor pregar muitas vezes sobre namoro errado; mas... Não há nada que te faça desistir de levar isso adiante.
Infelizmente tem muitas meninas e meninos querendo ser transformados em vampiros, ou seja, se arriscando em relacionamentos que não agradam ao Senhor. E deixe-me frisar uma coisa: “vampiro é invenção do cão”; assim como os relacionamentos que te fazem perder a comunhão com Deus! Que esse texto seja mais uma forma de lembrar de que é verdade quando dizem que há muito mais desvantagens em um namoro sem a direção do Senhor do que vantagens. Pense nisso e tente controlar o coração afim de não ser cegado pelas emoções.


Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14 

quinta-feira, 3 de março de 2011

O DIA EM QUE UM ZÉ DO CAIXÃO SE CONVERTEU!


A Palavra de Deus, em Marcos capítulo 5, relata um episódio em que Jesus estava chegando em uma cidade ao leste do mar da Galiléia, e ao sair do barco veio ao encontro dEle um homem que, de acordo com o relato bíblico estava possuído por uma multidão de demônios, e a sua situação era tão grave que já não tinha juízo algum. Ele praticava a automutilação cortando o próprio corpo, vivia gritando de dia e de noite, vagando pelo cemitério onde ficava perambulando entre os túmulos, com certeza era um homem que se isolava do mundo real e da sociedade, ou seja, era um autêntico “Zé do Caixão”; vivendo entre os mortos. Mas Jesus não evitou contato com o tal homem que, para a sociedade, não havia mais solução a não ser tentar aprisioná-lo em correntes, o que não durava muito tempo, pois ele quebrava tudo que havia pela frente.

No entanto, o mesmo ganhou uma nova vida ao se encontrar com Jesus – que não ficou indiferente diante de sua situação e expulsou os demônios que o aprisionavam. Ele foi liberto e pôde voltar para a sua família transformado e anunciando o amor de Cristo.
Não é muito difícil ver em nossos dias pessoas que estão aprisionadas pelo Diabo em sua maneira de viver e pensar, pessoas que estão vivendo como se estivessem em um cemitério onde os sonhos, a esperança e a alegria de viver estão sepultadas, pessoas que também poderíamos apelidar de “Zé do Caixão” (no pior sentido do pseudônimo), com cara de defunto, roupa de defunto, e o pior: um coração gelado pela tristeza.
Porém, como podemos ver no relato desse fato na Bíblia, em casos semelhantes a esse há uma esperança, e essa esperança é Jesus Cristo! Ele pode dar uma vida nova, não importa em qual situação está a sua vida, mesmo que você esteja vivendo entre os mortos, mesmo que os teus sonhos, a sua esperança e sua alegria de viver estejam enterradas. Ele pode e quer te dar uma nova vida com os sonhos dEle.
A esperança e verdadeira alegria que Somente Cristo pode dar! Pense nisso... deixe de ser um “Zé do Caixão” e viva a vida com intensidade!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

QUAL É O SEU DESTINO?






Estava com minha esposa e alguns amigos na rodovia Dutra, , e quando estou dentro de um carro em que o motorista não sou eu e a conversa está esgotada, então eu faço uma das coisa que mais gosto, que é fazer de alguns momentos um tempo de contemplação, afinal paisagem para isso era o que não faltava. Estava eu então olhando os carros que iam e os carros que voltavam, as casas, os morros e o mato que ficavam para trás, então de repente,não mais do que de repente como é de costume o Espírito me trouxe uma reflexão sobre destino...afinal estamos todos em alguma direção e ao final dessa direção está o nosso destino, o lugar onde queremos chegar. Pessoas que circulam pelas ruas, avenidas e rodovias estão indo em direção ao destino desejado, ou pelo menos estão tentando, pois pode ser que alguém se perca pelo caminho. A grande verdade é que para chegar ao destino certo é preciso estar no caminho certo, pois existe um caminho certo para se chegar à São Paulo, como também existe um caminho certo para se chegar ao Rio de Janeiro, é aí que podemos tirar uma grande lição à respeito do destino de nossas vidas, ou seja, para onde estamos indo?!Sim devemos pensar nisso sim, afinal, muitas pessoas estão em caminhos errados ,levando sua vida para perdição, e o pior é que pensam que estão no caminho certo, mais infelizmente o destino final não é nada agradável, outras acham que no final de tudo não existe mais nada é simplesmente o fim da existência.
Mas não é isso o que a Bíblia diz, aliás, esse é o gps que nos leva pelo caminho certo para chegar no destino certo; a Palavra de Deus nos leva pelo caminho com destino salvação eterna, precisamos nos atentar para o fato de que há muita gente na direção errada, por isso pare e pense em sua vida, pense no caminho em que está, faça uma auto avaliação olhando para suas próprias atitudes e forma de pensar sobre Deus e sobre um propósito para a sua vida e faça uma pergunta para si mesmo:
Para onde eu estou levando a minha vida? Eu garanto a você que assim como não são todos os caminhos que nos levam ao Rio de Janeiro, também não são todos os caminhos que nos levam à Deus, pelo contrário , existe apenas um um único caminho verdadeiro que nos levam ao destino certo Jesus o Cristo , afinal Ele é o caminho e também o o nosso destino.

                                                                                                                         

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O LIVRO DA LEI




Ontem eu tive a oportunidade de ministrar a primeira aula do ano para os adolescentes na EBD, e o assunto que Deus colocou no meu coração para aprendermos juntos foi a valorização da Bíblia. Iniciamos a aula com uma pergunta:
O que é a bíblia para você? - Entre as várias respostas que tivemos gostaria de destacar duas:
-A Bíblia é um guia para a minha vida
-A Bíblia é uma manual de instrução para a vida.
Enfim, foram diversas as respostas ,muitas semelhantes e algumas diferentes, mais a grande questão é que ; o que“essa” coletânea de Livros Sagrados significam para cada um de nós?Acredito que a Bíblia deve ter para nós o mesmo valor que o rei Josias deu quando acharam o livro da Lei que estava esquecido em templo em Jerusalém, ou seja , era tudo de que a nação judaica precisava para mudar de vida, obviamente que nessa época em que acontece esse fato, estamos falando do pentateuco, onde estava a revelação da lei mosaica, mas vejamos que a situação de Judá não era muito favorável, pois os reis que reinaram antes de Josias eram maus e fizeram o que o Senhor reprovava, a nação havia abandonado à Deus, as cerimonias no templo, estavam adorando à ídolos, e por causa disso eles seriam levados cativos para a Babilônia. Porém Josias que era temente ao Senhor mandou reformar o templo e na reforma do Templo encontraram o Livro da Lei, sim parece até estranho, mais o povo para o qual Deus havia revelado o Livro da Lei, esse mesmo povo já não se lembravam mais do Livro, por isso estavam beirando o caos. E quando o Livro foi lido para o rei, ele então se quebrantou diante de Deus e liderou um grande avivamento na nação incentivando todo o povo à se voltar para obedecer as palavras do Livro da Lei. Uma das grandes lições que podemos tirar desse texto bíblico é que nós não podemos fazer o mesmo, não podemos nos esquecer da importância que a Bíblia tem para cada um de nós, esse Livro merece um tratamento muito melhor do que damos aos nossos celulares “que fazem de tudo inclusive ligação”, a Bíblia não pode ser apenas um livro que usamos para guardar lugar nas cadeiras da Igreja, ou então mais livro para estar enfeitando a estante, acredito que tudo isso é esquecer a Palavra e deixa-La empoeirar, mas nós podemos mudar nossa atitude em relação à Bíblia, buscar uma vida de maior intimidade na leitura diária, em fim , precisamos buscar em Deus alimentar maior amor por Sua Palavra, pois de fato a Bíblia é o guia para a nossa vida e de fato é o manual de instrução para o nosso viver, o que precisamos galera é encarar e agir diante desse fato. Que o Senhor nos direcione para isso.


ALGUMAS DICAS PARA LEITURA BÍBLICA


1-O que acredito ser importante para jovens e adolescentes é ter uma tradução da Bíblia que seja fácil de ler, por isso indico a NTLH(Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e a NVI (Nova Versão Internacional)
2- Leia a Bíblia em espírito de oração. A Bíblia não é uma revista mensal, nem, tampouco, uma novela. É um Livro com Poder e Inspiração para mudar e dirigir sua vida. Tenha sempre em mente que a Bíblia quer o seu bem e é a Palavra de Deus que vai melhorar a sua vida
3- Leia a Bíblia diariamente. Ela é o alimento para sua alma. Sua alma deve ser nutrida diariamente, assim como o seu corpo requer alimento diário. Não leia sete capítulos inteiros no domingo de manhã e depois passe sem olhar para a Bíblia todos os outros dias da semana. Você come 21 refeições de uma só vez, na segunda-feira, e depois passa sem comer o resto da semana? Não importa o quanto você vai ler por dia, mais sim a qualidade dessa leitura
4- Leia a Bíblia de modo sistemático. Já que cada Livro da Bíblia é perfeitamente distinto dos outros, não é aconselhável que você leia o trecho de um dos Livros hoje e um outro livro amanhã, ao acaso. Comece pelo Novo Testamento, pois é a história da vida de Jesus e de Sua Igreja, comece pelos Evangelhos você verá tudo o que Jesus fez e ensinou e continue progressivamente.
5-Tenha sempre à mão um lápis de cor quando ler a Bíblia. Sublinhe os versículos e trechos que lhe deram inspiração. Marque também os versículos que não compreendeu. Junto com o lápis é proveitoso ter sempre um caderno de notas. A medida que for lendo, escreva idéias e lições que lhe venham à mente. Escreva tudo em suas próprias palavras. Isso servirá para sua recordação mais tarde.