Ontem eu tive a oportunidade de ministrar a primeira aula do ano para os adolescentes na EBD, e o assunto que Deus colocou no meu coração para aprendermos juntos foi a valorização da Bíblia. Iniciamos a aula com uma pergunta:
O que é a bíblia para você? - Entre as várias respostas que tivemos gostaria de destacar duas:
-A Bíblia é um guia para a minha vida
-A Bíblia é uma manual de instrução para a vida.
Enfim, foram diversas as respostas ,muitas semelhantes e algumas diferentes, mais a grande questão é que ; o que“essa” coletânea de Livros Sagrados significam para cada um de nós?Acredito que a Bíblia deve ter para nós o mesmo valor que o rei Josias deu quando acharam o livro da Lei que estava esquecido em templo em Jerusalém, ou seja , era tudo de que a nação judaica precisava para mudar de vida, obviamente que nessa época em que acontece esse fato, estamos falando do pentateuco, onde estava a revelação da lei mosaica, mas vejamos que a situação de Judá não era muito favorável, pois os reis que reinaram antes de Josias eram maus e fizeram o que o Senhor reprovava, a nação havia abandonado à Deus, as cerimonias no templo, estavam adorando à ídolos, e por causa disso eles seriam levados cativos para a Babilônia. Porém Josias que era temente ao Senhor mandou reformar o templo e na reforma do Templo encontraram o Livro da Lei, sim parece até estranho, mais o povo para o qual Deus havia revelado o Livro da Lei, esse mesmo povo já não se lembravam mais do Livro, por isso estavam beirando o caos. E quando o Livro foi lido para o rei, ele então se quebrantou diante de Deus e liderou um grande avivamento na nação incentivando todo o povo à se voltar para obedecer as palavras do Livro da Lei. Uma das grandes lições que podemos tirar desse texto bíblico é que nós não podemos fazer o mesmo, não podemos nos esquecer da importância que a Bíblia tem para cada um de nós, esse Livro merece um tratamento muito melhor do que damos aos nossos celulares “que fazem de tudo inclusive ligação”, a Bíblia não pode ser apenas um livro que usamos para guardar lugar nas cadeiras da Igreja, ou então mais livro para estar enfeitando a estante, acredito que tudo isso é esquecer a Palavra e deixa-La empoeirar, mas nós podemos mudar nossa atitude em relação à Bíblia, buscar uma vida de maior intimidade na leitura diária, em fim , precisamos buscar em Deus alimentar maior amor por Sua Palavra, pois de fato a Bíblia é o guia para a nossa vida e de fato é o manual de instrução para o nosso viver, o que precisamos galera é encarar e agir diante desse fato. Que o Senhor nos direcione para isso.
ALGUMAS DICAS PARA LEITURA BÍBLICA
1-O que acredito ser importante para jovens e adolescentes é ter uma tradução da Bíblia que seja fácil de ler, por isso indico a NTLH(Nova Tradução na Linguagem de Hoje) e a NVI (Nova Versão Internacional)
2- Leia a Bíblia em espírito de oração. A Bíblia não é uma revista mensal, nem, tampouco, uma novela. É um Livro com Poder e Inspiração para mudar e dirigir sua vida. Tenha sempre em mente que a Bíblia quer o seu bem e é a Palavra de Deus que vai melhorar a sua vida
3- Leia a Bíblia diariamente. Ela é o alimento para sua alma. Sua alma deve ser nutrida diariamente, assim como o seu corpo requer alimento diário. Não leia sete capítulos inteiros no domingo de manhã e depois passe sem olhar para a Bíblia todos os outros dias da semana. Você come 21 refeições de uma só vez, na segunda-feira, e depois passa sem comer o resto da semana? Não importa o quanto você vai ler por dia, mais sim a qualidade dessa leitura
4- Leia a Bíblia de modo sistemático. Já que cada Livro da Bíblia é perfeitamente distinto dos outros, não é aconselhável que você leia o trecho de um dos Livros hoje e um outro livro amanhã, ao acaso. Comece pelo Novo Testamento, pois é a história da vida de Jesus e de Sua Igreja, comece pelos Evangelhos você verá tudo o que Jesus fez e ensinou e continue progressivamente.
5-Tenha sempre à mão um lápis de cor quando ler a Bíblia. Sublinhe os versículos e trechos que lhe deram inspiração. Marque também os versículos que não compreendeu. Junto com o lápis é proveitoso ter sempre um caderno de notas. A medida que for lendo, escreva idéias e lições que lhe venham à mente. Escreva tudo em suas próprias palavras. Isso servirá para sua recordação mais tarde.