quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A MORTE E A VIDA ETERNA (um breve sermão para o velório de Steve Jobs)


                                                               
O mundo está meio que velando o corpo de Steve Jobs, e eu assistindo as notícias à respeito da morte e de muitas de suas contribuições tecnológica para o mundo, eu particularmente, bem como milhões de pessoas, sou grato a Deus pela inteligência desse homem, afinal, por causa de sua perspicácia, uma pessoa leiga em tecnologia como eu pode usar aplicativos fáceis o suficiente para criar textos modestos e postar na internet, sim sou grato ao Senhor por isso. E nesse clima de velório coletivo, fui arrebatado por um exercício de pensamento:
E se eu fosse pregar um breve sermão no velório de Steve Jobs? o que eu diria?- Por favor não entenda isso como uma pretensão minha, mas apenas alguem que gosta de exercitar o pensamento, confesso tentei deitar e esquecer a ideia, mas ela grudou firmemente em minha mente,forte o suficiente para não me deixar dormir e me levar à frente do notebook, pois bem lá vamos nós!

MORTE E VIDA ETERNA
Queridos amigos e amigas presentes nesse momento tão marcante quanto triste na história da humanidade, diante de nós o corpo de homem que definitivamente marcou seu nome na história, em meu coração há uma oração para que Deus console o coração dos familiares em um momento tão triste como esse. Não há menor pretensão de minha parte nesse momento em julgar o destino eterno desse homem, não cabe a mim fazer isso, mas como cristão e alguém que acredita piamente na Bíblia, devo dizer a todos que cabe sim , usar desse momento para refletirmos sobre nós mesmos, afinal um dos raros momentos em que conseguimos pensar na brevidade e no valor da vida é em um velório. Esse nobre senhor , é dono de feitos grandiosos e eu particularmente acredito nisso como um dom divino, um grande empresário, um grande líder com uma certa áurea de pop star da tecnologia, com certeza é uma dessas pessoas que soa muito estranho quando ouvimos a notícia de que ela morreu, afinal parecia ser capaz de tudo, afinal sua contribuição ao ser humano o faz tão diferente, tão estranhamente superior a maioria comum...mas a morte chegou, talvez cedo demais aos 56 anos, uma morte precoce para o nosso tempo e para alguém que dispunha de muitos recursos , o melhor plano de saúde, os melhores hospitais, os melhores médicos, os mais potentes remédios... mas não teve jeito não houve como vencê-la, nem como driblar a morte. Caro amigo não sei muito da conduta de vida desse homem ou quase nada sei, mas minha crença me permite compartilhar uma questão muito importante sobre a morte:
O que temos feito nessa vida terrena para que tenhamos vida após a morte?- E sobre isso posso garantir com certeza que as melhores invenções humanas não nos podem garantir a vida eterna, e mesmo que você diga não acreditar na eternidade, o que o faz pensar que você pode encarar a morte com segurança e paz no coração? Como disse anteriormente não tenho a menor pretensão de julgar o destino eterno do falecido, mas quanto aos vivos tenho o compromisso com minha própria fé que é de anunciar a verdade que nos concede a vida eterna, e para ter em seu coração a certeza da vida eterna com Deus somente conhecendo à Jesus o Cristo e o que Ele fez pela humanidade, é nesse Deus e no fato histórico e sobrenatural de sua morte e ressurreição que está revelado o segredo para viver eternamente com Deus após a morte. Aos familiares, que encontrem consolo vindo de Deus, e a você que está lendo esse texto, pense em sua vida agora, em como ela está, o que você está precisando mudar, a quem você precisa fazer o bem, e sobretudo que você possa conhecer a Cristo e se você já o conhece , que possa estreitar seu relacionamento com Ele a cada dia mais, para viver em paz e não morrer, mas simplesmente passar pela morte para a vida eterna.

Nascemos, vivemos por um momento breve e morremos. Tem sido assim há muito tempo. A tecnologia não está mudando muito este cenário” – Steve Jobs/Revista Wired, fevereiro de 1996

Então Jesus afirmou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;João 11.25

Um comentário:

  1. Realmente tem gente que não se toca de que a vida é agora, e este é o momento. Vida após a morte é uma contradição em termos e um subterfúgio que o homem encontrou para não aceitar que é finito e limitado a essa existência. Devemos viver o agora e fazer da breve existência algo que realmente valha a pena, como fez o Steve. É triste ver como muitas pessoas insistem em não enxergar isso.
    Cabe muito bem aqui uma frase do Nietzsche. "Em nome do céu nega-se a terra".
    O fato da vida ser finita e ser única -e não haver existências após ela- faz da vida algo muito mais bonito e raro.
    Que bom que eu NÃO SOU RELIGIOSO.

    ResponderExcluir