domingo, 30 de setembro de 2012

SOBRE ESCOLHAS...





Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros. Provérbios 15.22


Tenho pensado muito sobre escolhas ultimamente, e vamos combinar que não é por acaso , afinal estou diante de algumas das mais importantes decisões da minha vida e o fato é que, importantes ou não, fazemos escolhas ou tomamos decisões frequentemente nós é que não percebemos na maioria das vezes que isso ocorre devido ao grau de importância que damos às essas escolhas, temos por hábito enxergar somente aquelas decisões que nos tiram o sono, nos fazem ficar ansiosos por algum tempo aí sim percebemos que precisamos fazer uma escolha, fora isso não damos importância ao fato de que ao acordar tivemos que escolher qual roupa usar, se iríamos tomar café em casa ou na padaria, qual caminhos faríamos dessa vez para ir ao trabalho, em fim tais escolhas nos passam desapercebidas porque independente das escolha que fizemos ou faríamos, isso não alteraria dramaticamente os rumos do nosso dia ou da nossa vida. A grande questão é quando nosso valores estão em jogo, quando as perdas e os ganhos são de uma estima elevada para cada um de nós, o que eu tenho aprendido nesse processo são algumas coisas importantes:
Um certo tempo de dúvida não faz mal à ninguém, no meio cristão há um certo preconceito quanto à dúvida eu diria até que é uma mania de demonizar a dúvida, mas nesse caso não estou falando em viver em dúvida para sempre sobre um mesmo assunto, más de uma dúvida que sabemos que cedo ou tarde terá que ser sanada e isso é inevitável cedo ou tarde a escolha terá que ser feita, e nesse caso a dúvida pode ser usada à favor, há uma citação de Jean-Paul Sartre que diz que : “A dúvida é preço da pureza” e de certa forma é aceitável essa afirmação se eu pensar que a dúvida é um estado desconfortável e isso nos impulsiona á descobrir o caminho certo nas nossas escolhas, se a dúvida está em meu coração então vou buscar meios de sanar tais dúvidas por meio da reflexão, do relacionamento com Deus e aí sim poderei fazer a melhor escolha possível.
No processo de sanar as nossas dúvidas é importante buscar conselhos de pessoa experientes que já passaram por situações semelhantes , pessoas que sejam de confiança e tementes à Deus, conselhos são uma forma de reflexão em que as pessoas nos ajudam a sair da intensidade de nossos conflitos e enxergar a situação de fora, com mais clareza e isso é de grande valia, há uma citação bíblica que diz que na multidão de conselhos há sabedoria e sabedoria é tudo que precisamos para fazer boas escolhas.
Outra coisa que tenho aprendido é que no final das contas será uma questão de coragem, decisões de extrema importância em nossas vidas envolvem ganhos e perdas e ao pensar sobre isso percebemos que de um jeito ou de outro teremos que ter coragem, coragem para aceitar o novo, coragem para deixar o velho ir, coragem para deixa o novo se passar e coragem para crer que do jeito que está é melhor, mas precisamos lembrar que essa coragem somente brotará a partir do momento em que a dúvida for dominada. Que o Senhor nos ajude em nossas escolhas e que sobretudo as nossas decisões estejam alinhadas com a vontade dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário